Catolicismo Resumo, Origem, Crenças, Ortodoxo, Romano, No Brasil

· 4 min read
Catolicismo Resumo, Origem, Crenças, Ortodoxo, Romano, No Brasil

Nesse sentido, a movimentação dos fiéis no campo (sobretudo no estudo etnográfico mencionado pela autora) parece vir apenas da atração ou da decisão subjetiva das pessoas; não aparecem condicionantes estruturais, estratégias de  evangeli zação, mecanismos de convencimento ou políticas de expansão institucional. Além disso, tais estratégias e condicionantes não partem apenas do centro teológico, podem vir igualmente dos diversos grupos e movimentos católicos. Também eles parecem ter um centro teológico (próprio), o que complexifica a visualização esquemática.

  • Aquela que é propriamente dita, a Ação Católica, cujo objetivo é a instrução religiosa e social dos operários reunidos em sociedade, não existe na Bahia e não se sente a necessidade.
  • Essa segunda fase da guerra, que ficou conhecida como período dinamarquês, marcou o início da internacionalização do conflito.
  • Os líderes católicos eram seguidores da doutrina de Santo Tomás de Aquino, que defendeu a ideia de que a salvação não se dava exclusivamente pela fé, mas sim pelas boas obras.
  • Como estratégia dessas ações políticas, foi sugerido ao episcopado, em nome dos seus diocesanos, que deveriam “[...] se entender com os legisladores e a Presidência da República [...]”.
  • Em 1635, a França declarou guerra aos Habsburgo, iniciando o quarto e último período, chamado justamente de período francês.


Já se mencionou, mais de uma vez, que a França tem dificuldade em lidar com um passado nem sempre tão humanista quanto sua consciência gostaria que fosse, nem tão autônomo e original como conviria ao nacionalismo. Dionysos et Marianne insere-se bem nesta tradição e o autor, ainda que brasileiro, não deixa de adotar uma perspectiva eminentemente francesa. O mérito maior desta obra consiste em demonstrar que também um brasileiro pode escrever um estudo historiográfico à francesa e para os franceses, mérito tanto maior quanto Dabdab Trabulsi retoma e vivifica estes valores com competência e conhecimento de causa. Até mesmo o estilo da escrita francesa do  evangelho do dia padre adriano zandoná , envolvente e acolhedor, favorece esta  identificação do leitor com os argumentos apresentados.

Cisma Do Oriente E A Divisão Do Catolicismo


Uma menção, cuja missão era coletar informações diagnosticando problemas e oferecendo ao  Núncio Apostólico e a Secretaria uma análise da realidade brasileira da Igreja com base nos fatos colhidos. Merecendo destaque o considerado pela historiografia como o início de uma colaboração mútua, as diretrizes políticas entre a hierarquia eclesiástica, considerando que a liderança da Igreja Católica no Brasil e o Estado tinham sido definidos no contexto dos primeiros anos da República. Daí o reconhecimento do governo pela Santa Sé como uma garantia de liberdade de atuação da Igreja em prol de suas propriedades, de liberdade e da existência jurídica do agente social, capaz de exercer pressão política em prol dos seus interesses.

  • Nessa concepção, Manoel , apontou que “as ideias republicanas, liberais, socialistas, entre outras, atacavam a Igreja Católica, censurada por suas posturas consideradas de caráter conservadora90.
  • Nessa interpretação, entre 1890 e 1930 a Santa Sé teria ocupado uma posição central nas relações com a Igreja local e com o Estado.
  • O modernismo coloca-se como alternativa a um passado atrasado, não pelo seu valor histórico e estilístico, mas por ser carregado de estrangeirismos.
  • Manuel, pressionavam a hierarquia eclesiástica e os partidários da indiferença face à questão do regime político, como os membros do Centro Católico.
  • Seria uma consolidação da política ultramontana, abandonando “a atitude isolacionista assumida por Pio IX” diante do mundo moderno, e iniciando uma “[...] constante vigilância sobre todas as esferas da sociedade (MANOEL, 1992, p. 24)”31.



Consideramos que, apesar da diminuição da importância dessa instituição no cenário religioso nacional, há uma forte presença do catolicismo na cultura da nação, na vida cotidiana do fiel e nas inter-relações sociais estabelecidas no interior da sociedade brasileira.  descubra como  discutido para além dos determinismos biofisiológicos, o corpo mostra-se um objeto valioso de estudo, embora ainda sejam discretas ações a esse respeito. Com isso, indaga-se quais são as constituições corporais estabelecidadas pelo catolicismo brasileiro, uma vez que as religiões possuem em seu amálgama a busca pela organização da experiência nômica humana por meio da oferta e da difusão de estruturas de legitimação  e plausibilidade, que constroem um cosmo coeso. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de bases etnográficas com os católicos da comunidade tricentenária de Brumal , buscando-se observar as diferentes constituições corporais e os diferentes usos do corpo durante as manifestações dessa comunidade de fé.


Ao fazê-lo, a autora evidencia que, para além dessas diferenças, pombalismo e jesuitismo podem não ser pensados apenas numa relação contraditória ou dicotômica. O grande mote de Tão longe tão perto é, por certo, interligar e relacionar a produção jesuítica – inserida na chamada Ilustração Católica – à produção iluminista presente em autores ibéricos, britânicos e franceses da mesma época. Além disso, a produção textual jesuítica dos Setecentos na colônia brasílica ganha inserção na e correlação com a muito discutida textualidade dos inacianos da Hispano-América.

  • Martinho Lutero deu início à Reforma Protestante ao criticar a cobrança de indulgências e teve uma reviravolta em sua vida ao tornar-se herege e casar-se como...
  • O catolicismo popular se consolida numa vivência doméstica com os seus oratórios , as pequenas capelas (nível local) e os santuários (nível regional).
  • Neste sentido, é sabido que a Igreja Católica combateu doutrinariamente as ideias liberais e a modernidade no século XIX, por meio de documentos papais.
  • Assim, ao contrário do que fora compreendido como um dos objetivos amplos da Santa Sé para o Brasil, de pacificar a República no país mister seria que a hierarquia eclesiástica replicasse internamente uma política de neutralidade sem envolvimento em conflitos internos, objetivando legitimar-se acima dos partidos e conflitos políticos.
  • E, portanto, convocando as pessoas a se organizarem em massa contra a insegurança de anarquistas e comunistas contrários aos preceitos da igreja, com a formação de uma base de segurança para o combate desses oposicionistas ameaçando o país, ressaltando a importância de cerrar fileiras em nome do bem e dos sentimentos religiosos.